Instituto Pensar - Sleeping Giants promete minar financiamento de Olavo de Carvalho

Sleeping Giants promete minar financiamento de Olavo de Carvalho

por: Nathalia Bignon 


(Foto: Reprodução)

Sleeping Giants, movimento que expõe empresas que financiam sites de extrema direita e notícias falsas por meio de anúncios, anunciou que pretende trabalhar para a desmonetização do site Brasil Sem Medo, criado no fim do ano passado pelo escritor e mentor intelectual do bolsonarismo, Olavo de Carvalho.

Em junho, a iniciativa já havia iniciado uma campanha contra o portal por "utilizar constantemente notícias falsas, discursos odiosos e teorias conspiratórias?, além de "promover o ?anticientificismo? em plena crise de saúde pública?. De linha editorial pró-Governo, definindo-se como "o maior jornal conservador do país?, o endereço endossa a narrativa bolsonarista, insiste em relativizar as mortes pelo coronavírus no país e costuma veicular os discursos inflamados do guru.

Fornecedoras de tecnologia

Para levar à frente o plano de impedir o financiamento do ideólogo, o Sleeping Giants vem promovendo desde a cobrança aos anunciantes pela retirada de propaganda automática, até ?indo direto na fonte?, ao reivindicar compromisso das empresas fornecedoras da tecnologia de pagamentos ao site, que cobra 290 reais pelo plano de assinatura anual.

Em um primeiro momento, a Hotmart, utilizada como sistema de venda online das assinaturas, hesitou em parar de prestar o serviço ao portal. Em 7 de julho, porém, a empresa comunicou a decisão de descontinuar o oferecimento de sua tecnologia à categoria de produtos jornalísticos e periódicos de cunho político, "independentemente da ideologia?.

O Brasil Sem Medo seguiu utilizando até a semana passada o sistema ? já bloqueado pela Hotmart ? para a comercialização de assinaturas, que, segundo cálculos do movimento, rendem aproximadamente R$ 236 mil por mês. O novo sistema operado pelo site não identifica o provedor do serviço.

Bloqueio no PayPal

Após mais de um mês de reivindicações pela interrupção do serviço, a norte-americana PayPal também bloqueou a conta de arrecadação de Olavo, reiterando "o compromisso de revisar diligentemente qualquer usuário que não se enquadre nas políticas de uso?.

No Brasil, no entanto, a PagSeguro, do grupo UOL, resiste em suspender as transações eletrônicas endereçadas ao filósofo, ainda que o Sleeping Giants sinalize violação dos termos de uso da plataforma por parte do usuário, como "propagar mensagem ou material que incite à violência ou ao ódio?.

Mesmo assim, de acordo com o último balanço do Sleeping Giants, mais de 270 empresas atenderam à solicitação para bloquear a monetização em mídia programática, sistema de anúncios automáticos do Google, no site Brasil Sem Medo.

Três meses de atuação

Em três meses de atuação, a versão brasileira do movimento calcula ter ajudado a desmonetizar cerca de R$ 1 milhão de páginas e canais ligados à extrema direita, incluindo campanhas de crowdfunding (financiamento coletivo) paralisadas por plataformas que aderiram aos apelos do perfil.

"Temos muito a agradecer a todos os seguidores que se engajam diariamente em nossa luta, cobrando das empresas a responsabilidade social em prol de um país livre de fake news?, afirma o administrador da conta brasileira, que mantém anonimato por questões de segurança, ao celebrar os resultados obtidos pelo movimento em menos de 100 dias de operação no país.

Com mais de 380 mil seguidores no Twitter, o Sleeping Giants Brasil já tem alcance maior que a matriz norte-americana. Além do foco na desmonetização de sites da extrema direita, o perfil acumula trunfos pontuais, como a derrubada de uma campanha de financiamento dos 300 do Brasil, descrita pelo Ministério Público como "milícia armada?, e a investida contra o Xbox Mil Grau.

O canal de gamers notórios por falas racistas, sexistas e homofóbicas acabou derrubado devido à mobilização em torno do YouTube e anunciantes. "Uma luta coletiva que deu resultados?, comemorou o perfil.

Com informações do El País



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: